CHECK LIST

Boas práticas de educação financeira 

Confira dicas para você lidar cada vez melhor com o seu dinheiro.

 

 

 

Bons hábitos para você cuidar melhor do seu dinheiro:

Tomar decisões responsáveis sobre o seu dinheiro ainda é difícil para você? A educação financeira pode te ajudar com isso! Se você não está acostumado com esses hábitos, preparamos um check list para te ajudar a aplicar as boas práticas:

  • No seu dia a dia: hábitos que vão te ajudar no uso mais consciente do seu dinheiro;
  • Todos os meses: fazer todo o controle e gerenciamento das suas contas e conseguir poupar no final do mês. 

O que são essas dicas de educação financeira?

Cuidar das finanças pessoais não costuma ser uma das atividades preferidas dos brasileiros. E isso traz consequências diretas no bolso: seja pagando juros abusivos, fazendo bolas de neve de dívidas e por aí vai. 

Quem ainda não faz o controle das finanças pode começar com pequenas ações. É por isso que as dicas do check list são imperdíveis: são atitudes que parecem simples, mas que com certeza farão a diferença a longo prazo.

Como organizar a vida pessoal e financeira?

Nunca é tarde para conhecer boas práticas de gestão financeira e por isso, se você tem interesse em melhorar a sua, esse já é o primeiro passo. Além de contar com ferramentas gratuitas, é importante criar hábitos e adaptá-los à sua rotina - isso para que eles não aconteçam apenas uma vez. 

Definir objetivos também pode te ajudar - é importante ser realista e desenhar planos que sejam possíveis de se realizar. Você também precisa entender como funcionam as suas finanças, ao conferir todas as suas fontes de renda e quais são as suas despesas ao longo do mês.

Como fazer um bom controle financeiro pessoal?

Um controle financeiro pessoal bom é aquele que se adapta às suas necessidades e à sua maneira de cuidar do dinheiro. Para isso, existem algumas pontos que costumam orientar esse planejamento.

  1. Entenda como funciona o seu dinheiro: coloque na ponta do lápis todas as suas fontes de renda e as suas contas - existem modelos de planilhas que podem te ajudar com isso.  
  2. Controle suas despesas: ao ter uma visão mais específica das suas contas, fica mais fácil identificar quais são as constantes e as que variam. Além disso, você consegue entender quais são os gastos supérfluos e que não precisariam existir, por exemplo. 
  3. Estabeleça objetivos financeiros: para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. Tenha sempre em mente os seus objetivos financeiros - se você está sonhando com uma viagem, por exemplo, vai pensar duas vezes antes de fazer uma compra por impulso, e isso vai te ajudar bastante a economizar. 
  4. Compre apenas o necessário: se somar todos os pequenos gastos do dia a dia, você pode se assustar. Isso porque pensamos que esses gastos são inofensivos, mas, juntos, podem comprometer uma boa parte do seu orçamento mensal. 
  5. Mantenha a organização em planilhas: existem modelos gratuitos que vão te ajudar no controle financeiro. A Bcredi, por exemplo, tem um modelo disponível de planilha de orçamento familiar que é ideal para isso.  
  6. Seja disciplinado: é importante manter os hábitos ao longo do mês e não apenas em uma ou outra semana. Além disso, você pode fazer a adaptação dessas dicas no seu dia a dia, para que assim elas se encaixem com o seu estilo de vida. 

Como economizar dinheiro no dia a dia?

Com as dicas de educação financeira, você cria uma relação mais saudável com o seu próprio dinheiro. Assim, fica mais fácil fazer um bom gerenciamento das suas finanças, o que te permite economizar e ter mais liberdade para escolher o que fazer com o seu dinheiro. 

Por isso, comece com pequenos passos: ao inserir boas práticas de orientação financeira no seu dia a dia, você vai perceber que a sua relação com o seu próprio dinheiro vai melhorar. 

Baixe o check list e saiba como incluir a educação financeira na sua vida!

Baixe o check list gratuitamente