PLANILHA

Orçamento familiar

Controlar as finanças e ter as contas em dia vai se tornar muito mais fácil. Entenda como se organizar e planejar investimentos futuros. 

O que é orçamento familiar e para que serve?

O orçamento doméstico é um meio de organizar as finanças e manter a saúde financeira da família. Para isso, podem ser usadas planilhas no Excel gratuitas ou até mesmo softwares pagos.

Ao usar uma planilha de orçamento doméstico, basta registrar todas as fontes de receita e as despesas, e assim acompanhar toda a movimentação financeira da sua família.

Como organizar o orçamento familiar? 

O primeiro passo é fazer o controle das finanças. Para isso, preencha a planilha com todas as informações necessárias e mostre para a sua família. Assim, vocês poderão identificar onde é possível reduzir os desperdícios e fazer um controle de gastos mais eficiente. 

Além disso, é importante que todos percebam a importância de evitar gastos supérfluos e de estarem engajados com as metas de gastos. Tendo um objetivo em comum, fica mais fácil de alcançá-lo. 

Como organizar a planilha financeira? 

Essa planilha financeira é grátis e vai te ajudar a organizar o orçamento familiar. Confira quais são as informações necessárias para o preenchimento da sua planilha de orçamento doméstico. 

Receitas: insira todas as suas fontes de renda, como salário, do aluguel que você recebe, pensão e horas extras, por exemplo.

Despesas: este é um dos campos mais importantes da planilha. Nele, você consegue fazer um controle mais específico das suas despesas e assim garantir a sua saúde financeira. Elas são divididas em 4 grupos: 

  1. Fixas: aquelas que têm o mesmo valor todos os meses;
  2. Variáveis: aquelas que acontecem todos os meses, mas podemos tentar reduzir;
  3. Extras: são as despesas para as quais precisamos estar preparados quando acontecerem; 
  4. Adicionais: aquelas que não precisam acontecer todos os meses. 

 

Dívidas: neste campo, preencha o valor mensal que você tem comprometido para o pagamento das dívidas. Descubra um modo fácil de registrar e acompanhar a evolução das suas dívidas com cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e outros empréstimos. 

Investimentos: indique o valor mensal que você destina aos seus investimentos. Monitore todas as suas fontes em um únicos documento, junto das suas fontes de receita, despesas e dívidas mensais. 

Dicas para você ver que é possível organizar os gastos diários: 

  • Procure sempre desenhar o planejamento do próximo mês, para assim ter previsibilidade;
  • Liste todas as despesas, por menores que elas sejam. Você também pode criar categorias dos seus gastos e assim classificá-los; 
  • Use a planilha como uma ferramenta diária, e evite o preenchimento apenas uma vez por mês; 
  • Se necessário, insira novas linhas para campos que não estão na planilha. 

Por que a planilha funciona?

Organize suas finanças pessoais e as da sua casa com este modelo de planilha descomplicado. Gerencie suas receitas, despesas, dívidas e investimentos. 

Cuide melhor do seu dinheiro: baixe a nossa planilha de orçamento familiar. 

Baixe a planilha gratuitamente